• JULIO CIDADÃO Ao incentivar o voluntariado, o Instituto Julio Simões tem como propósito maior, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, responsável e humana. Por meio do projeto Julio Cidadão, os “Doutores Palhaços”, leva alegria em hospitais e asilos, a fim de somar empenho, solidariedade e criatividade, entre as iniciativas do Instituto com os colaboradores das empresas da JSL.
  • VOCÊ QUER? VOCÊ PODE! O projeto Você quer? Você pode!, criado em 2012, atende estudantes de escolas públicas de Mogi das Cruzes. Por meio de visitas ao Centro de Memória e Cultura Julio Simões, as crianças e adolescentes conhecem a história do fundador e são estimulados a aprimorarem suas habilidades, competências e acreditarem, em suas ideias reforçando o valor do trabalho.
  • Gincana Cultural - TODOS COM UM SÓ OBJETIVO! O Instituto Julio Simões, conta com a Gincana Social desde 2012, agora Gincana Cultural TODOS COM UM SÓ OBJETIVO!, que veio para fomentar a cultura de voluntariado na JSL. Ação aberta a todos os colaboradores da empresa como também seus familiares e amigos, contribuindo para a integração entre colaboradores, empresa e comunidade, por intermédio de atividades de arrecadação, doação e ações em instituições ou espaços públicos. Até 2017, foram 130 turmas formadas, 3.863 voluntários envolvidos, 3 espaços públicos e 286 instituições beneficiadas ao longo do desenvolvimento do projeto. Que é realizado sempre no segundo semestre, em toda estrutura do Grupo JSL.
  • TODOS JUNTOS COM UM SÓ OBJETIVO! A Gincana Cultural TODOS COM UM SÓ OBJETIVO! Promover a cultura de voluntariado na JSL. Ação aberta a todos os colaboradores da empresa como também seus familiares e amigos, contribuindo para a integração entre colaboradores, empresa e comunidade, por intermédio de atividades de arrecadação, doação e ações em instituições ou espaços públicos.
  • GINCANA CULTURAL Todos com um só objetivo!   Por meio de ações como estas, temos a GINCANA CULTURAL, TODOS JUNTOS COM UM SÓ OBJETIVO! A gincana cultural, é uma projeto de voluntariado realizada entre os colaboradores de toda JSL e suas empresas. Seu objetivo é fomentar a cultura e a prática do voluntariado, contribuindo para a integração entre colaboradores, empresa e comunidade, por meio de atividades de arrecadação, doação e ações em instituições do entorno de nossas operações.   Inserir na rotina dos colaboradores, práticas e as diretrizes da Política de Gestão para a comunidade do entorno de suas operações (no caso, instituições beneficiadas).   Esta é uma iniciativa voltada a todos os colaboradores da JSL e empresas do grupo, de todo o Brasil, que desejam criar ou se envolver em atividades sociais, dedicando seu tempo e talentos a iniciativas positivas em suas comunidades quanto dentro da empresa, gerando impactos para a sociedade. Por meio de ações como essa, é possível:   Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva; Desenvolver aspectos e atividades culturais e recreativas; Exercitar o espírito de liderança, trabalho em turma e motivação.   A Gincana pretende estimula e apoia o engajamento dos colaboradores em atividades sociais, sem, no entanto, caracterizar a iniciativa como uma competição que dividi ganhadores e perdedores.   Dada a sua missão e natureza, todos os participantes serão vencedores por princípio, uma vez que a soma dos resultados coletivos será substancialmente mais importante que a comparação entre os desempenhos, isoladamente.
  • NATAL DE EMOÇÕES O Natal de Emoções, tem por objetivo envolver os colaboradores nos projetos sociais do Instituto Julio Simões, e incentivar o voluntariado e a solidariedade em todas as unidades da JSL, por meio de arrecadações, doações e visitas às instituições sociais.    
  • CAMPANHAS E AÇÕES São inúmeras campanhas durante o ano como Campanha de Arrecadação de Roupas, Carreta de Treinamento, Rifa Solidária e doações diversas. Além disso, colabora mensalmente como APAE de Mogi das Cruzes, Unibes Cultural, Projeto CEREIAS, que realiza a guarda e reintrodução de animais silvestres em seu habitat e o Estância Renascer Manuel Maria, fundado em 1.999, local que abriga idosos de baixa renda, um espaço que oferece um novo lar com assistência médica, psicoterápica e fisioterápica.
  • PACTO, SELO E APOIADOR O Instituto Julio Simões também tem parceria com o programa Na Mão Certa e Instituto Liberta, que trabalha com a mobilização de governos, empresas e organizações do terceiro setor para o enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.